Fruto da vontade de um grupo de vila-realenses amantes do basquetebol, no dia 28 de novembro de 1995 nasceu o Basket Club de Vila Real. Verdadeiramente empenhados no objetivo de consolidar a modalidade na região e contribuir para a sua prática de forma organizada e sistémica, Sebastião Mota, Marco Oliveira e Nuno Leite, conjuntamente com outros nomes comprometidos com esta causa, deram vida a esta agremiação, a única de Vila Real que se dedica exclusivamente ao basquetebol.
Com a mesma paixão, foram desencadeadas as primeiras iniciativas do clube. A Comissão Instaladora, composta por Sebastião Mota, Marco Oliveira, António Miranda de Carvalho e José Vilela, lançou os alicerces que permitiram promover as primeiras eleições, para além de organizar a atividade desportiva do clube. Foi formada a sua primeira equipa sénior, fundamental na história do clube e o embrião de toda a estratégia do seu crescimento desportivo. A partir dela, o clube passou a formar novos atletas, criando um dos seus slogans que hoje ostentamos com enorme orgulho: os nossos craques são feitos em casa!
E esta é uma marca, o ADN do BCVR: o clube desde cedo elegeu como prioritário atrair os jovens para o desporto, procurando criar as condições essenciais para ministrar a sua formação adequada. A vocação formativa, que não ficou restrita ao desporto, mas que procurou sempre valorizar outras componentes de caráter social, foi a base de todo o crescimento e desenvolvimento do clube.
Este notável esforço do Basket Clube de Vila Real viria a ser reconhecido pelo Instituto do Desporto de Portugal, com a nomeação, no ano de 2005, do Programa “JOVENS NO DESPORTO – UM PÓDIO PARA TODOS”. Em abril de 2009, o BCVR volta a fazer história na formação, quando a Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o Prémio Cremildo Pereira ao Basket Club de Vila Real, por este ter alcançado o maior número de praticantes no escalão de minibasquete a nível nacional. Sem dúvida, um dos momentos mais altos da curta existência deste clube.
Devemos salientar que o Basket Clube de Vila Real, ao longo da sua história, tem prestado um significativo contributo para o fomento da prática do basquetebol no concelho, sobretudo junto da população juvenil. Do nosso covil saíram jovens jogadores que representaram Vila Real e Portugal em diversas competições internacionais.
Culminando estes primeiros anos de vida, o BCVR alcançou o estatuto de associação juvenil desportiva reconhecida pela Tutela, ostentando o título de Associação Juvenil inscrita no Registo Nacional do Associativismo Juvenil (RNAJ), outorgado pelo IPDJ. Recebeu também da Federação Portuguesa de Basquetebol, por diversos anos, o título de “Escola de Minibasquete”.
Mas para nós, o desporto não é apenas uma questão de alimentar a prática de excelência. Contribuímos para o desenvolvimento integral dos jovens, afirmando o desporto como um importante fator de aperfeiçoamento pessoal e social, na formação do caráter, na integração dos valores da cidadania em geral e da ética e espírito desportivos em particular. Expressando esta filosofia, o BCVR participa no projeto Câmara Amiga, destinado à recolha de bens para as famílias carenciadas, para além de outras iniciativas solidárias.